Wednesday, October 26, 2011

UEL promove atividades no Dia do Servidor Público

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade Estadual de Londrina comemorou o Dia do Servidor Público com um dia inteiro reservado para atividades voltadas para os funcionários da UEL. A data é celebrada no dia 28 de outubro, porém, como a universidade estará em recesso neste dia, as atividades foram antecipadas em uma semana e ocorreram no dia 21.
Jemim Lima canta no palo do CEFE
         O dia de atividades é realizado desde 2009 por uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação Social (COM), em parceria com a Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) e apoio do Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC) e da Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade (DASC). Das 9 ás 17 horas, a comunidade universitária pôde aproveitar os serviços e apresentações realizados no Ginásio João Santana, do Centro de Educação Física e Esportes (CEFE).
Segundo Lourdes Marchesine, relações públicas da Coordenadoria de Comunicação Social da UEL e uma das organizadoras do evento, o objetivo das atividades é motivar e valorizar o servidor público, além de promover uma confraternização entre eles e a comunidade universitária. “O intuito é que as pessoas saiam, ao menos por alguns minutos, do seu local de trabalho e venham obter informações sobre saúde, conferir novidades ou ter informações sobre sua situação funcional com o PRORH, por exemplo”, disse Marchesine.
Através de parcerias com instituições da cidade, a organização proporcionou aos servidores atividades como o corte de cabelo realizado por alunos de cursos profissionalizantes do SENAC, sessões de massagens da Fisiomedic e uma Oficina de Maquiagem oferecida por técnicos da loja de produtos de beleza Léo Cosméticos – todas as atividades foram gratuitas. Nos estandes da DASC e SEBEC, os funcionários puderam ter orientações acerca da prevenção de doenças e higienização. Ainda com o foco na saúde, alunos do curso de Enfermagem da UEL realizaram a medição de pressão arterial e alertaram a comunidade universitária para a prevenção de doenças como hepatite, tuberculose e câncer de mama.
A novidade nesta terceira edição do Dia do Servidor na universidade ficou por conta da Mostra de Talentos da UEL, inserida pela primeira vez na programação. Ao longo do dia, professores e funcionários mostraram suas habilidades artísticas, como foi o caso da cantora Jemima Lima Fernandes, da Rádio UEL FM, que soltou a voz no palco montado no Ginásio João Santana. Durante o dia, também houve exposições de artesanatos, pinturas e fotografias de autoria de servidores, entre outros tipos de arte.
Para viabilizar o evento, os servidores realizaram um revezamento em suas funções com os colegas de trabalho, para que as atividades da Universidade não sofressem interrupções. Aguinaldo Silva, funcionário da segurança da UEL há dois anos, não havia participado das edições anteriores e compareceu ao ginásio para conferir o evento. “É uma forma de a universidade valorizar o seu servidor, porque sem ele tudo pára de funcionar. Uma homenagem mais que justa”, disse o segurança. Silva disse ainda que pretende participar de edições futuras e aproveitar os benefícios oferecidos, como as orientações sobre a situação de emprego prestadas pela PRORH no local.
A Coordenadoria de Comunicação Social pretende fazer do evento uma data lembrada e aproveitada pelos servidores ao longo dos anos. “Pretendemos trazer mais atividades, para que o evento vá se consolidando ao longo do tempo, com a participação de outras empresas que trarão mais atrativos para que os servidores possam aproveitar esta data”, disse a relações públicas Lourdes Marchesine.

No comments:

Post a Comment