Wednesday, September 21, 2011

Academias ao Ar Livre democratizam e incentivam prática de exercício físico na cidade

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida da população que mais cresce no mundo, as academias instaladas em locais públicos se multiplicam em Londrina

Por Carol Ferezini

Academia ao lado do Lago Igapó fica cheia aos finais de semana (foto: Carol Ferezini)

Londrina já conta com 32 Academias ao Ar Livre (AAL), equipamentos voltados principalmente para os idosos e instalados em todas as regiões da cidade.

Uma das principais iniciativas do governo Barbosa Neto, em parceria com instituições privadas, além da Secretaria Municipal do Idoso, as AAL começaram a ser inauguradas no fim de 2009, e foram trazidas para Londrina depois de se tornarem realidade em outras cidades paranaenses, como Curitiba e Maringá.

Vistos com muito bons olhos pela população londrinense, os aparelhos de ginástica espalhados por parques e praças da cidade, trazem aos moradores uma nova forma para se exercitarem.

O aposentado José Roberto classifica como um complemento as atividades físicas as quais já estava habituado a fazer. Caminhava todos os dias. Agora completou! Além de caminhar, eu faço aqui as minhas horas de ginástica.”

Tornou-se comum ver as AAL repletas de frequentadores. Principalmente pela manhã ou no fim da tarde, A academia é um empreendimento recém instalado em Londrina. Grande acerto do prefeito Barbosa, embora eu não tenha votado nele. Já faz um ano que eu frequento aqui. Tinha alguns problemas de musculação, físicos. Sentia muitas dores, mas hoje não sinto mais.” completou José Roberto.

Já Odete acredita que poderiam ter mais academias em Londrina “Eu gostei muito disso aqui. O médico me recomendou que eu fizesse algum exercício, então eu caminhava. Caminho ainda. Todos os dias. Agora, aos finais de semana venho aqui na academia do Igapó. Só acho que são muito poucas. Tenho que sair lá do Sabará e vir até aqui, porque lá não tem.”

Apesar de todos os benefícios trazidos pela utilização das academias, médicos, fisioterapeutas e professores de Educação Física alertam para os riscos que o mau uso dos equipamentos pode causar. Para evitar danos à saúde dos frequentadores, e para orientá-los sobre as formas corretas de se utilizar cada aparelho, a Prefeitura lançou em 2010 um manual que foi distribuído, e que se encontra disponível em seu site.

Além do manual, há academias que contam com a presença de estagiários, que informam e auxiliam na realização dos exercícios. “Nós os instruímos em como fazer cada exercício, e aproveitar ao máximo a academia. No entanto, é muito importante que eles tenham um acompanhamento médico. Só ele poderá dizer o que eles podem ou não fazer.” Orienta Pedro, estudante do 4º ano de Educação Física e estagiário da academia instalada no Maria Cecília (Zona Norte).

O estagiário também alerta para a idade mínima de 18 anos para a utilização dos aparelhos. “O que vemos são crianças brincando na academia. Elas não têm muita noção de como pode ser prejudicial. Veem os equipamentos coloridos, e acham que é brinquedo. Cabe aos pais orientá-las.”

Segundo dados disponibilizados pela Prefeitura de Londrina, cada AAL custa ao município entre 12 mil e 15 mil reais. E a previsão é de que 75 Academias ao Ar Livre sejam instaladas no município de Londrina até dezembro de 2012, quando termina o mandato do então prefeito Barbosa Neto.

No comments:

Post a Comment