Wednesday, September 21, 2011

Nosso Símbolo - Foca x Raposa



Existe certa confusão sobre o símbolo representante do jornalismo. As dúvidas ficam principalmente entre a foca e a raposa.

Apesar da discussão, o símbolo tradicional, e mais 'oficial' seria este:

'Lex' deriva do latim, e significa lei. O símbolo tradicional do jornalismo cons
iste em uma pena de escrever repousada sobre a tábua da lei; uma representação de 'escrever' ou publicar éticamente, testemu
nhando a verdade.







Por quê Foca?

Fazemos aqui a brincadeira com a seção 'WhatTheFoca?!' do blog; um espaço divertido para mostrar os erros e gafes dos mais famosos jornalistas, jornais e programas.







'Foca' é o termo usado para designar um jornalista novo, inexperiente, calouro. A história por trás do termo vem de versões diferentes.

Uma delas diz que chama-se de foca, porque as focas treinadas de shows geralmente ficam apenas batendo palmas e fazendo sons sem sentido, meio que no 'plano de fundo' da matéria.

Outra históra, que já parece mais completa, seria relacionada à fotografia:

"A foca, é símbolo do jornalista novo, inexperiente. Entre as muitas histórias existentes consta que o apelido vem dos remotos tempos do flash a magnésio. Os fotógrafos dos jornais preparavam suas máquinas: focavam e deixavam o obturador- uma pequena "janela”- aberto. Quando todos estavam prontos, alguém riscava um fósforo numa placa de magnésio e ela "explodia" num clarão. Essa luz passava pelo obturador aberto e impressionava a chapa, o avô do filme. Ocorre que alguns fotógrafos, inexperientes, demoravam para preparar a máquina - e atrasavam os outros. "Espera, estou focando”.E os outros: "Foca logo, caramba". E mais tarde... "Ih, lá vem o foca". " - Fonte: Portal PUCRS

Desse modo, a foca não é exatamente um símbolo, mas apenas uma 'piada interna'.














A Raposa

O animal que representa o jornalismo é a raposa. Há grande consenso em torno disto, apesar de várias pessoas de fato pensarem que nosso símbolo é a foca.



É considerada astuta, ágil e silenciosa; excelente caçadora.... "Tem visão, olfato e audição bastante aguçados e permanece alerta a tudo que se passa a sua volta, além de ser extremamente ágil e inteligente. " - Tatiana Vasco em post: Símbolo do Jornalismo Não é a foca!

Por isso é o símbolo do jornalista. Para cumprir nossos papéis, necessitamos das qualidades da raposa, mas ao invés de caçar animais, caçaremos a verdade.


Alessandra G.

No comments:

Post a Comment