

"A foca, é símbolo do jornalista novo, inexperiente. Entre as muitas histórias existentes consta que o apelido vem dos remotos tempos do flash a magnésio. Os fotógrafos dos jornais preparavam suas máquinas: focavam e deixavam o obturador- uma pequena "janela”- aberto. Quando todos estavam prontos, alguém riscava um fósforo numa placa de magnésio e ela "explodia" num clarão. Essa luz passava pelo obturador aberto e impressionava a chapa, o avô do filme. Ocorre que alguns fotógrafos, inexperientes, demoravam para preparar a máquina - e atrasavam os outros. "Espera, estou focando”.E os outros: "Foca logo, caramba". E mais tarde... "Ih, lá vem o foca". " - Fonte: Portal PUCRS
Desse modo, a foca não é exatamente um símbolo, mas apenas uma 'piada interna'.
A Raposa
O animal que representa o jornalismo é a raposa. Há grande consenso em torno disto, apesar de várias pessoas de fato pensarem que nosso símbolo é a foca.
É considerada astuta, ágil e silenciosa; excelente caçadora.... "Tem visão, olfato e audição bastante aguçados e permanece alerta a tudo que se passa a sua volta, além de ser extremamente ágil e inteligente. " - Tatiana Vasco em post: Símbolo do Jornalismo Não é a foca!

Por isso é o símbolo do jornalista. Para cumprir nossos papéis, necessitamos das qualidades da raposa, mas ao invés de caçar animais, caçaremos a verdade.
No comments:
Post a Comment