Thursday, September 29, 2011

Estudantes da UEL promovem “Beijaço Contra a Homofobia”

“Os universitários reprovaram o texto publicado por Boletim da Arquidiocese de Londrina e manifestaram-se no pátio do Restaurante Universitário”

Por Milliane Lauize

A circulação do Boletim Universitário Nº7, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) causou impacto entre alguns estudantes universitários. Um texto assinado por Mercedes dos Santos Rosa, dizia que a união de pessoas do mesmo sexo é um fato “contra a natureza” e compara a uma “doença”: “Essas uniões homossexuais, de fato, são contra a natureza. A atração que certos indivíduos sentem para com as pessoas do mesmo sexo é uma anormalidade: é como se fosse uma doença”.
 (imagem retirada do blog: http://vidaoperaria.blogspot.com)

Créditos: Anderson Coelho
Como forma de protesto ao Boletim, foi organizada um Movimento Contra a Homofobia na UEL, que reúne centros acadêmicos de vários cursos da universidade. Intitulou-se ao movimento o nome “Beijaço Contra a Homofobia”, que aconteceu nesta quarta-feira (28), das 11 às 14hrs no Restaurante Universitário (RU) da UEL. O manifesto atraiu simpatizantes de vários cursos da universidade e teve uma média de 300 estudantes concentrados no pátio do RU para assistir aos 20 casais promovendo o ato.
Apesar do nome do protesto sugerir aos homossexuais, o manifesto contou com a participação de vários casais heterossexuais, que foram convidados pelos próprios organizadores: “Não precisa ser só homossexual, o “beijaço” pode acontecer com heterossexuais também. Não precisa ser beijo na boca, você pode dar um beijo no rosto ou abraçar um amigo. Isso já vale para o protesto.”
Jonas de Campos, 23, estudante de Ciências Sociais e um dos organizadores do movimento diz que vai muito além dessa manifestação na UEL: “Vamos estar nos manifestando aqui e vamos ver se a Igreja responde. Vamos levar também para fora dos muros da universidade. É uma luta de longo prazo”.

Créditos: Anderson Coelho
O grupo promete não parar no “beijaço” dentro do campus. Acontecerá outro ato no dia 8 de Outubro, às 10hrs no calçadão de Londrina o Manifesto Contra a Homofobia. “A nossa resposta (à homofobia) é cotidiana, a idéia é que continuamos até que tenha uma resposta categórica e que a própria sociedade mobiliza-se contra a homofobia. Os simpatizantes estão respondendo aos atos cometidos contra os homossexuais. É uma luta pela uma sociedade que não tenha mais opressões”, finaliza Jonas.



No comments:

Post a Comment