Wednesday, September 21, 2011

Campus mais seguro

A instalação de novas câmeras reforçam segurança do Campus da Universidade Estadual de Londrina


Por Clara Simões



A Universidade Estadual de Londrina (UEL) inaugurou, no dia 25 de maio, o novo sistema de vigilância do Campus universitário, com o objetivo de melhorar e ampliar a segurança de estudantes, servidores e professores. Contando com o investimento de R$ 376 mil em recursos, novos equipamentos de segurança foram instalados em toda a extensão da universidade. São 15 novas câmeras Speed Dome com alcance de 5 quilômetros com capacidade de capturar imagens em 360 graus, aumentadas em até 30 vezes. "As câmeras foram instaladas em locais estratégicos do Campus para fazer uma verdadeira varredura do Campus, propiciando uma maior segurança para todos. Nós estamos sempre monitorando. O calçadão, por exemplo, é monitorado 24 horas por dia, com uma mudança contínua dos ângulos de visualização", comenta o prefeito do Campus, Teodósio Antônio da Silva.


O setor de monitoramento da UEL conta agora com dois monitores de 42 polegadas, equipamentos para gravação e edição de imagens, novos sistemas de computadores e mobiliário, além da instalação de 11 quilômetros de fibra ótica no Campus para garantir a captação de imagens digitais. Teodósio Antônio da Silva afirma que esse sistema de segurança é inovador, uma vez que a Universidade Estadual de Londrina é a primeira a utilizar as câmeras Speed Dome na América Latina.


As 25 mil pessoas que circulam todos os dias pela UEL, agora são monitoradas 24 horas. Contudo, o chefe da Divisão de Segurança da UEL, Flávio Maranho de Lima, orienta os alunos, professores, e funcionários a tomarem cuidado. "Todos têm de estar atentos, não deixarem objetos de valor no interior dos veículos, quando estiverem caminhando no Campus em locais afastados que tomem os cuidados básicos: prestar atenção em quem está por perto, não falar no celular quando estiver sozinho, porque isso dá oportunidade para os bandidos agirem".


Segundo os dados apresentados por Lima, desde junho de 2010 até este mês foram resgistradas apenas quatro ocorrências no Campus: "um furto de celular, dois arrombamentos de veículos e um furto de toca CD", disse. Contudo, Lima comenta que os números da Divisão de Segurança não abragem todos os atos violentos que acontecem no Campus. "Pode acontecer de um estudante ter seu carro arrombado ou furtarem algum objeto e ele não ter entrado em contato conosco. Por isso eu peço que os alunos nos avisem através do telefone 0800 400 4474, para que possamos tomar medidas. Só se consegue melhorar a segurança trabalhando em conjunto", afirmou.

No comments:

Post a Comment